
Publicações
Contextos e Pesquisas
Contextos e Pesquisas é uma coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber.
Interfaces com o design de interação
Eduardo Ariel de Souza Teixeira (Org.)
Resumo: Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento.
Número de páginas: 296
ISBN: 978-85-7650-523-5
Edição: 1°
Ano: 2016
Editora:E-Papers
Design - reflexões e experiências
Isabella Perrotta e Eliana Formiga (orgs.)
Resumo: Variados assuntos reunidos sob a égide do design, tangenciando-se ou afastando-se: alguns trabalham com conceitos abstratos, outros com exemplos concretos. Alguns remetem ao passado histórico, outros apontam para as tendências futuras.
Número de páginas: 180
ISBN: 978-85-7650-528-0
Edição: 1°
Ano: 2016
Editora: E-Papers
Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges (orgs.)
Resumo: O conceito de Economia Criativa abrange a aplicação de ideias, imaginação, criatividade e inovação a quaisquer segmentos da economia, ou seja, a qualquer atividade humana que contemple produção, propagação, consumo, experiência e formação de identidade. O livro destaca, por meio de um olhar amplo, analítico e atual, as múltiplas facetas da Economia Criativa, contemplando análises e geração de alternativas para pesquisar os limites e as convergências contemporâneas pelas quais as mídias tradicionais se reinventam na sociedade atual e como os produtos de consumo (sejam oriundos da Indústria Criativa ou da sociedade produtora) refletem ou moldam as pessoas e o mercado em geral..
Número de páginas: 152
ISBN: 978-85-7650-477-1
Edição: 1°
Ano: 2015
Editora: E-Papers
Ensaios sobre Economia Criativa
Ensaios sobre Economia Criativa é uma coleção que visa ampliar os limites do campo de estudo por meio de colaborações com diversos autores, sempre dentro de uma lógica transdisciplinar.
Marcas, memória e representação
Ana Erthal in Isabella Perrotta e Lucia Santa Cruz (organizadoras)
Outras publicações
Os membros do LAB3i realizaram livros decorrentes de parcerias com outros colegas profissionais ou como produtos de pesquisas individuais.
Design de Interação
Eduardo Ariel de Souza Teixeira
Resumo: O livro remete ao projeto de Design da Informação e da Interação, com ênfase no elemento humano. Assim, referencia-se ao usuário. Ele é e pode ser tanto o receptor quanto o emissor, jamais passivo. Ademais, o indivíduo é que decide se a mensagem que obtém é realmente informação. O conteúdo é fruto de mais quinze anos trabalhando e pensando os desdobramentos do projeto interativo para a sociedade. Com isso, é possível ter o encontro teórico e prático do Design de Interação, da Comunicação Digital, da Arquitetura de Informação e da Ciência da Informação. Por meio desse debate reflexivo e de pesquisas interdisciplinares chega-se na compreensão deste fenômeno contemporâneo. Em síntese, só existiria informação por meio da interação, ainda mais quando se sabe que a instância entre receber e criar pode ser extremamente breve.
Número de páginas: 208
ISBN: 978-85-6603-166-9
Edição: 1°
Ano: 2014
Editora: 5W editora
Design Thinking - inovação em negócios
Beatriz Russo, Brenda Lucena, Isabel Adler, Ysmar Vianna e Mauricio Vianna.
Resumo: O livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação.
Número de páginas: 162
ISBN: 978-85-65424-00-4
Edição: Digital
Ano: 2011
Editora: MJV Press
Comunidação, Orzanizações e Cultura
Ana Erthal in Fernando do Nascimento Gonçalves e Antonio Luiz de Medina Filho (organizadores)
Resumo: Coletânea com artigos de pesquisadores de diversas universidades do país que discute as mudanças no ambiente das organizações no contexto da cultura digital. Levanta e analisa alguns dos principais desafios para a comunicação nas organizações hoje: as novas configurações culturais e midiáticas que redimensionam o papel do cidadão, do Estado e das organizações; as formas descentralizadas de produção, distribuição e acesso à informação e aos bens; novas formas de gestão da comunicação e de negócios; as mudanças nas arquiteturas organizacionais; e o maior poder de negociação e questionamento dos públicos nas redes sociais. O livro se destina principalmente a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de comunicação e de administração.
Número de páginas: 326
ISBN: 978-85-7511-379-0
Edição: Impressa
Ano: 2014
Editora: Ed.UERJ



